Blog

RAMO SECO – A JORNADA DE RAQUEL
– Uma visão da fertilidade e da esterilidade na Bíblia Hebraica

A fertilidade é o que dá sentido à vida para o homem e a mulher, criação de Javé, e se confunde com a própria existência humana. E, por mais recorrente que seja semear e não colher, casar e não ter filhos, a esterilidade trouxe sofrimento, conflitos e indagações ao ser humano. A terra precisava produzir frutos para saciar a fome, e a mulher precisava gerar frutos para “encher a terra” e formar o povo de Deus. Assim, na Bíblia Hebraica, diante do estado de escassez e de esterilidade eram necessários uma ação da misericórdia e intervenção de Javé.

Notadamente, se a fertilidade da terra é um propósito de vida para o macho da espécie humana e a fertilidade de gerar filhos para a fêmea, surge uma grande diferença e custo para a esterilidade de cada caso. Para o homem, a infertilidade acontece na terra, que é externa a ele, enquanto a infertilidade feminina acontece no seu próprio corpo. Podemos juntar a isto questões crescentes de machismos e provocadores da invisibilidade da mulher, presentes desde os primórdios relatados nos textos bíblicos. Por isso, no estado da esterilidade, ela carregou sempre as maiores cargas e sofrimentos.

Nos desafiamos, nesta pesquisa, a ter o olhar histórico de uma mulher, diante de sua esterilidade,

ao lidar com as pressões sociais do Ciclo Patriarcal e a responsabilidade de gerar o povo de Israel, segundo a aliança-promessa de Javé a Abraão. E nos desafiamos, também, a ver as ações de Javé no cumprimento dos seus propósitos e ensinamentos para transformar um povo patriarcal e pastoril em uma nação, como um deus monoteísta e os conflitos com deuses e deusas da Mesopotâmia.

Vamos nos encontrar com Raquel, do clã de Labão, em tempos pré-tribais, para descobrir uma mulher lidando com um casamento de várias esposas, com suas religiosidades e crendices assimiladas de povos do mediterrâneo, com os desafios de sua marcante personalidade e com sua responsabilidade de gerar os filhos prometidos ao clã abraâmico e que formariam as 12 tribos de Israel.

 Acesse e faça download do artigo completo Academia.edu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *